Blog R6COM - O Flat Design veio para ficar. Conheça essa tendência.
O Flat Design veio para ficar. Conheça essa tendência.
2014-05-29 15:10:00 - Por Thomaz Gariglia   
reprodução

Para começar, vamos à definição: Flat Design pode ser livremente traduzido como Design Plano.

O Flat Design nos mostra, na essência, a simplicidade dos elementos. O conceito se desenvolve sem variações na estrutura da criação, como chanfros, relevo, degradês e outras ferramentas que foram inventadas para dar a ilusão de profundidade. Cada elemento é nítido, tem contorno e linhas delimitadoras, além de não haver absolutamente nenhum compromisso com a forma e realidade do que é retratado.

Na teoria, o Flat Design pode ser considerado uma regressão, visto que antigamente não era possível criar efeitos. Na prática, ele é um conceito que facilita a compreensão e distinção dos elementos. Há quem diga que o Flat Design é uma variação dos pictogramas.

Para ser mais didático e acabar com qualquer dúvida, vamos dividir o Flat Design em tópicos com exemplos ilustrativos:

- Sem efeitos: nada de sombras, degradês, perspectiva, ponto de fuga e qualquer outro tipo de efeito que confira uma aparência realista.

 

- Simplicidade de elementos: os elementos simples dominam o flat design. Quanto menos melhor! Na maioria das vezes, chega a ter formas geométricas, inclusive essa é uma grande sacada: a simplicidade do flat design comunica a mensagem usando menos elementos.

 

- Foco na tipografia: extremamente importante. O tom das fontes deve combinar e corresponder ao resto do layout. Não há como ter fontes muito trabalhadas, já que o restante dos elementos tem como característica obrigatória a simplicidade.

 

- Foco na cor: digamos que a cor é o maior desafio. Em via de regra, as cores são muito mais brilhantes e a paleta é bem colorida. Mas lembre-se: toda regra tem exceções. As cores primárias são bem populares nesse estilo. Nessa tendência, há a interação com cores com ar retrô, como salmão, roxo, verde e azul.

 

- Minimalismo: o Minimalismo não necessariamente é Flat Design. Mas o Flat Design é necessariamente minimalista. Cor e texto que transmitam a mensagem são suficientes.