Blog R6COM - Saiba como prevenir roubos ou furtos de celular
Saiba como prevenir roubos ou furtos de celular
2014-05-13 11:37:00 - Por Thomaz Gariglia   
reprodução

Ninguém quer ter seu celular roubado. Pensando nisso, o Blog R6 vai te ajudar a se prevenir contra um possível furto.

Caso a tragédia já tenha acontecido, não se preocupe: você pode dificultar a vida de quem agiu de má fé e levou seu tão querido gadget!

 

Vamos ao primeiro, e fundamental, passo: você sabe o que é o IMEI?

IMEI é a sigla para "International Mobile Equipment Identity". Trata-se de um número que é funciona como a impressão digital do celular. Cada aparelho possui um e eles nunca se repetem. Para descobrir qual é o seu IMEI, basta digitar *#06# e o ele aparecerá na tela. Anote e guarde esse número, você pode precisar dele mais tarde.

 

Antes de pensar em mirabolantes maneiras de se prevenir contra furtos, vamos ao mais simples: certos cuidados na hora de usar o celular ajudam que ele não seja roubado. Evite usar os aparelhos em grandes aglomerações, por exemplo. Bolsos de trás da calça e mochilas abertas são grandes chamarizes de ladrões. Ficar esperto é sempre uma boa solução!

 

Outras formas de prevenção:

Seguro: da mesma forma que os carros e imóveis, os celulares podem ter um seguro antifurto. Normalmente, a própria operadora oferece esse serviço com uma quantia paga por mês. Vale lembrar que, antes de fechar qualquer plano de seguro, deve-se levar em consideração o preço e o que o contrato cobre. O valor do seguro costuma girar em torno de 10 a 15% do valor do aparelho por ano. Quando o seguro é feito com a própria operadora, o valor pode ser pago na fatura mensal.

Aplicativos de rastreamento: existem vários aplicativos para todas as plataformas que rastreiam o aparelho através dos sinais de GPS. Entre as diversas funções, além do rastreio, alguns apps bloqueiam o celular roubado e até enviam mensagens para os contatos. Aparelhos com sistema iOS e Windows Phone não necessitam de aplicativos. No iPhone, por exemplo, basta cadastrar o aparelho na função "Buscar meu iPhone". No Windows Phone, a função é a mesma e recebe o nome de "Localizar Meu Telefone".

 

Fui roubado, e agora?

Se as formas de prevenção não funcionaram, não pense em contar com a sua sorte, pois ela não está do seu lado. :(

Brincadeiras à parte, existem passos a serem seguidos pós roubo. O primeiro, e fundamental, é fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Alguns estados brasileiros permitem que você o faça pela internet. Caso você tenha o aparelho tenha seguro, o B.O. será solicitado para resgatar a indenização da seguradora. Além disso, o B.O. faz com que a polícia saiba que o seu celular foi roubado. Em que isso te ajuda? Em praticamente nada. A chance da polícia recuperar o seu celular e ele chegar inteiro nas suas mãos é mínima. Porém, sabendo do roubo, a polícia trabalha com dados mais precisos, o que ajuda na prevenção de outros possíveis furtos.

Lembram do IMEI, que falamos no começo desse post? É agora que ele será usado. Como você é uma pessoa muito precavida, e que lê o Blog R6 com frequência, com certeza já tem o IMEI anotado em algum papelzinho.

O seu aparelho não vai voltar, mas, se ele não funcionar na suas mãos, não funcionará nas mãos de mais ninguém! Com o IMEI em mãos, basta ligar para operadora, passar o número e pedir o bloqueio. Pronto! O celular não fará mais nenhum tipo de conexão com nenhuma rede.

Esperamos tê-lo ajudado! Perder o aparelho é muito chato. Bola para frente, quem é honesto trabalha, compra outro, toma cuidado, anota o IMEI, faz seguro...