Blog R6COM - Showrooming - conheça o fenômeno que vem tirando o sono dos varejistas
Showrooming - conheça o fenômeno que vem tirando o sono dos varejistas
2014-04-22 10:35:00 - Por Thomaz Gariglia   
e-commerceguide

Pesquisar e experimentar produtos em lojas físicas e comprar o mesmo produto em uma loja virtual é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores.

O principal motivo que faz dos consumidores seres adeptos ao chamado showrooming é o preço: por motivos óbvios, o preço dos produtos em lojas on-line é sempre mais baixo do que em uma loja física.

Uma pesquisa da GroupM, realizada em 2012, apontou que:

- 45% dos consumidores trocariam uma loja física por um desconto de 2,5% em uma loja on-line;

- 60% fariam o mesmo, se a diferença fosse de 5%;

- Com um desconto de 20%, uma loja on-line seria a preferência de 87% dos consumidores.

Segundo o ClickIQ, mais de 45% dos entrevistados já praticaram showrooming.

A grande vantagem da loja física é, sem dúvida, a possibilidade de visualização do produto antes da compra.

A realidade é que o showrooming é uma ameaça para uma fatia do mercado tradicional, o que não quer dizer que ele não possa reagir.

Uma loja física tem muito mais despesas do que uma loja virtual. Combater o fator preço não é uma medida possível para todas as marcas. Algumas gigantes até conseguem, mas as pequenas empresas sentem dificuldade em se manter dessa maneira.

Um bom atendimento é a chave do sucesso. Além da visualização do produto, o atendimento é o único diferencial que a loja física pode oferecer. Servir um café, uma boa conversa e a fidelização na relação entre consumidor e lojista são as principais armas que o varejo tradicional encontrou para combater o fenômeno do showrooming.

Falando em lojas virtuais, você sabia que esse é um dos meios de consumo que mais cresce no mundo?

O Brasil é um dos países que apresenta maior crescimento nos números relacionados ao comércio virtual. Apesar dos grandes portais de vendas já estarem aqui, grande fatia do crescimento é de responsabilidade das pequenas e médias empresas.

Veja abaixo um gráfico com o crescimento do comércio virtual brasileiro nos últimos anos e a previsão para 2014.

A R6COM tem uma equipe especializada e pronta para criar o seu e-commerce. Desde o layout até o sistema, fazemos todo o desenvolvimento da ferramenta. Consulte-nos e faça o seu orçamento! Teremos o maior prazer em atendê-lo!