Blog R6COM - Vamos criar um logotipo. Ou seria uma logomarca...
Vamos criar um logotipo. Ou seria uma logomarca...
2014-11-21 15:27:00 - Por Thomaz Gariglia   

Muitos dos nossos clientes já nos perguntaram sobre isso. Qual é o certo, logotipo ou logomarca?

Na prática, como somos bons entendedores, tanto faz. Se nos pedirem um logotipo, uma logomarca, um logo ou uma marca, nós faremos a criação com o maior prazer! :)

No entanto, se formos considerar a etimologia das palavras, o que dá o significado à elas, veremos que a palavra "logomarca" não faz muito sentido. Veja a divisão:

LOGO vem do grego e quer dizer "significado".
MARCA vem do germânico e, coincidentemente, também quer dizer significado.

Falar logomarca é a mesma coisa que dizer algo como "significado do significado" e, na nossa opinião, fica um pouco estranho.

De qualquer forma, segundo os comunicólogos que estudam a evolução linguística, a língua é uma entidade viva, passível de mudanças ao longo do tempo, conforme as palavras vão sendo usadas. Por enquanto a palavra logomarca não existe. Talvez ela venha a ser colocada nos dicionários brasileiros em breve.

Nossa dica é: simplifique. Na dúvida, diga apenas a palavra "logo". É mais rápido, fácil e não tem risco de ser errado!

Mais importante que saber se o correto é marca, logomarca, logo ou logotipo é saber se o seu logo é bem feito e comunica perfeitamente os ideiais da empresa.

A equipe de criação da R6COM está preparada para criar logos de empresas de qualquer segmento. Fazemos um aprofundado estudo de mercado e criamos com base nas diretrizes do cliente e nos mais modernos conceitos de design.

Entre em contato, esperamos você!