Blog R6COM - Veja o que o Facebook sabe sobre você
Veja o que o Facebook sabe sobre você
2014-07-28 14:55:23 - Por Thomaz Gariglia   
R6COM

Pode se dizer que o Facebook sabe mais de você do que você mesmo? Apesar de parecer absurdo, muitas vezes é verdade e é um ponto importante de toda genialidade do sistema desenvolvido por Mark Zuckerberg.

Podemos começar com o famoso botão “Curtir”. Já repararam que ele está em quase todos os sites fora do Facebook?

O Facebook não lançou essa funcionalidade sem pretensão. Cada vez que você “curte” alguma coisa, a rede social registra o conteúdo em um banco de dados. Mas... Como o Facebook sabe que é você que está curtindo? Existe uma função nos navegadores de internet chamada Cookies. Eles foram inventados para guardar as suas informações. Isso quer dizer que o navegador entende que todos os sites que ele está exibindo estão sendo acessados pela última pessoa que se logou no Facebook.

E não para por aí: os cookies leem todo o conteúdo da página e guardam palavras-chave do texto. Dessa forma o sistema entende ainda mais sobre o que você gosta e quais são os seus interesses na rede. Isso quer dizer que, mesmo que você não clique em “Curtir”, o Facebook sabe o que você está fazendo, o botão seria apenas uma confirmação de que o conteúdo interessa a você.

Tudo isso acontece no seu computador, mas não podemos nos esquecer do aplicativo do Facebook para smartphones. Quando você baixa o aplicativo do Facebook, existem, como em qualquer outro aplicativo, os “Termos de Uso”. Agora vem a pergunta que não quer calar: você leu os “Termos de Uso” antes de clicar em aceitar?

Veja algumas das coisas que você autorizou, e foi avisado que iria autorizar, quando aceitou os “Termos de Uso” do app do Facebook:

- Acessar as configurações de serviço do Google;
- Visualizar suas mensagens de texto (SMS e MMS);
- Acesso total à rede;
- Baixar arquivos e atualizações sem aviso prévio notificação;
- Visualizar sua agenda completa;
- Sobrepor outros aplicativos;
- Ler seus contatos.

Veja se isso já aconteceu: você pesquisa por um fone de ouvido, por exemplo. Já reparou que, após a pesquisa, o seu Facebook começa a mostrar diversos anúncios relacionados ao assunto que você já procurou? Já teve a sensação de que o Facebook é feito exatamente para você, incluindo os anúncios? Acredite, não foi apenas uma sensação, isso tem nome: remarketing.

Remarketing é um recurso criado pelo Google Adwords, os links patrocinados do Google. Serve para gerar listas de internautas que já tenham visitado determinado website e mostrar propagandas, para que estes mesmos usuários listados vejam os anúncios de interesse com mais frequência.

O Facebook não é o único. O Google, por exemplo, possui um sistema operacional próprio para celulares, o Android, que trabalha da mesma forma.

Vale lembrar que nenhuma das redes age fora da lei e que todas as técnicas de leitura de arquivos e marketing são devidamente registradas e legais. Mais do que isso, vale lembrar que você aceitou, lendo ou não, que isso fosse feito.

Por isso, deve-se cuidar muito bem do que pesquisa, do que se escreve na internet e, principalmente, do que se aceita nos “Termos de Uso”.

A R6COM tem uma equipe especializada em criação de conteúdo e administração de todas as redes sociais. Contate-nos e faça o seu orçamento!